Rosa & Rónai – O universo de Guimarães Rosa por Paulo Rónai, seu maior decifrador

Rosa & Rónai – O universo de Guimarães Rosa por Paulo Rónai, seu maior decifrador

Paulo Rónai

“Você sabe que também sou escritor?”, perguntou Guimarães Rosa ao entregar um exemplar de Sagarana a Paulo Rónai, pedindo uma opinião. Os dois haviam se conhecido naquele mesmo ano de 1946, quando Paulo Rónai, chegado ao Brasil cerca de cinco anos antes, buscava incansavelmente trazer de Budapeste os membros da família que haviam sobrevivido ao tenebroso período da Segunda Guerra Mundial. O encontro entre um refugiado húngaro e um diplomata mineiro, resultou em uma amizade próxima, pautada na admiração mútua, e em uma produção crítica literária sem par. Ao longo de mais de três décadas, o crítico literário, tradutor, filólogo e professor Paulo Rónai acompanhou de muito perto a produção literáriade João Guimarães Rosa e foi assim construindo de forma simultânea, a partir de ensaios publicados em jornais, estudos, palestras e notas,um incomparável conjunto de crítica literária sobre a obra do grande ficcionista mineiro, publicado pela primeira vez neste livro, organizado por Ana Cecilia Impellizieri Martins e Zsuzsanna Spiry.

A capacidade de decifrar os segredos e sentidos recônditos nos livros do autor de obras-primas como Grande sertão:veredas e Corpo de baile, fez com que os textos de Rónai passassem a integrar a maior parte das edições de Rosa, por escolha do próprio escritor, sempre surpreso e grato com as leituras desbravadoras do amigo. Tamanha era a afinidade entre esses dois homens das letras, que após a morte repentina de Rosa, em 1967, Paulo Rónai foi designado administrador de suas edições, organizando as suas obras póstumas, onde novos textos de sua autoria apoiavam a leitura – estes também aqui incluídos.

Dispersos em jornais, edições avulsas, livros e inéditos, esses ensaios, reunidos nesta edição, confirmam Paulo Rónai como grande leitor e crítico de Guimarães Rosa e oferecem um verdadeiro roteiro dessa obra de encantamento infinito da literatura brasileira e mundial.

Prefácio de Samuel Titan Jr.

 

bcds

  • Compartilhar:

Detalhes do livro

ISBN 978-85-69924-80-7

Formato: 14 x 21 cm

Número de páginas: 304

Projeto gráfico: Victor Burton

Ano: 2020

Preço: R$ 65,00