Onde é que eu estou?

Onde é que eu estou?

Heloisa Buarque de Hollanda

HELOISA BUARQUE DE HOLLANDA 8.0

Em 60 anos de carreira e 80 de vida, Heloisa Buarque de Hollanda deixou importantes marcasna cultura brasileira: revelou importantes poetas, discutiu o pensamentofeminista de forma pioneira, chamou a atenção para a pulsante produção cultural das periferias, questionou e atualizou o papel da universidade e do intelectual no Brasil. Ensinou, debateu, filmou, escreveu, editou, desafiou, mudou, criou, escutou.

Sempre atenta ao novo e ao outro,a escuta talvez seja suacaracterística mais marcante: é o que fica claro na entrevista que abre esta edição. O livro reúne também uma série de textos de sua autoria, escritos em diferentes momentos de seu percurso intelectual. Neles, Heloisa debate os temas e personagens de sua eleição e paixão; desde a roupa criada para que Rachel de Queiroz – a primeira escritora eleita para  a Academia Brasileira de Letras – pudesse participar da cerimônia de posse, passando por uma análise sobre as diferenças e semelhanças entre a literatura e a poesia marginais, os caminhos e descaminhos da literatura digital e apresentando ainda suas leituras no campo dos estudos culturais – área na qual é referência incontornável, como ensaísta, crítica e professora de Teoria da Cultura, função que exerce há cinco décadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Vida e pensamento de juntam em um livro que é testemunho, memória e celebração de Heloisa Buarque de Hollanda em sua versão 8.0. Rever a trajetória intelectual de Heloisa é constatar sua contribuição para a inteligibilidade do novo, para a ampliação do campo da cultura no Brasil e para o reconhecimento dos seus diferentes atores sociais”, define André Botelho, no ensaio que fecha a edição. 

Tenho uma agonia de fazer junto, porque eu não acho graça em acumulação proprietária de saber, em ser especialista. Meus objetos de pesquisa foram o mesmo o tempo todo, Que momento é esse que estou vivendo? Onde é que eu estou?. Preciso desses espaços livres de grandes regras para sair da bolha e tentar chegar no outro.” Heloisa Buarque de Hollanda

btbazar

  • Compartilhar:

Detalhes do livro

ISBN:  978-85-69924-57-9

Número de páginas: 240

Formato: 14 x 21 cm

Projeto gráfico: Sônia Barreto

Ano: 2010

R$ 52,00