Arruaças – Uma filosofia popular brasileira

Arruaças – Uma filosofia popular brasileira

Luiz Antonio Simas, Luiz Rufino, Rafael Haddock-Lobo

A filosofia popular brasileira está nas ruas, nas experiências cotidianas e ancestrais, nos conhecimentos herdados e aprendidos nas encruzilhadas, nos terreiros e nos feitiços, na ginga dos malandros, nas veredas dos vaqueiros, nas saias das pombagiras. Saberes que vão tomando o seu espaço, desafiando os conceitos de uma história única e linear e se impondo frente a um conhecimento hegemônico e limitador.

Trata-se, portanto, de uma ativa proposta contra a colonização dos pensamentos e das ideias o que esses três pensadores e professores brasileiros – Luiz Antonio Simas, Luiz Rufino e Rafael Haddock-Lobo – apresentam em Arruaças, um livro povoado de histórias, aprendizagens e encantamentos.

“Arruaça é também uma guerra em que os modos populares têm, como tática, artimanhas não convencionais. O Brasil das sinhás, sinhôs e de toda carga imantada por eles é aquele que precisa ser rasurado pela brasilidade dos viventes que para aqui se bandearam. Seja nas matas, praias, esquinas, rodas, improvisos, várzeas e recantos onde tocam-se tambores, há inúmeras formas de ir ao campo de batalha. Riscando pólvora na rua, botando o corpo na praça ou se emaranhando nos buracos desse chão, existe um infinito repertório de fazeres que nutrem a existência da brasilidade.”

Apresentação de Wanderson Flor do Nascimento
Texto de orelhas de Janaína Damasceno

bcds

  • Compartilhar:

Detalhes do livro

ISBN: 978-65-86719-34-5

Formato: 12 x 18 cm

Número de páginas: 200 páginas

Projeto gráfico: Estúdio Insólito

Ano: 2020

Preço: R$ 48,00