Aqui estão as minhas contas

Aqui estão as minhas contas

Adília Lopes

Uma das mais aclamadas poetas portuguesas da atualidade, Adília Lopes tem boa parte de sua produção reunida na antologia poética Aqui estão as minhas contas, organizada por Sofia de Sousa Silva, professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A edição, que integra a Coleção Atlântica, traz mais de 90 poemas de Adília, pseudônimo literário de Maria José da Silva Fidalgo de Oliveira, oferecendo um panorama de sua obra, de 1985 a 2018.

A autora se tornou referência para poetas brasileiros de diferentes gerações e é quase unanimidade da crítica, além de marcar forte presença em teses e artigos acadêmico, assim como blogs e epígrafes de livros de poesia.

A tradição do poema curto e do poema piada, característico do modernismo brasileiro, talvez seja a razão para que o forte coloquialismo de Adília Lopes assim como o seu humor tenham encontrado tantos admiradores entre os leitores de poesia no Brasil.

A atenção ao pequeno e ao prosaico e às situações do cotidiano na cidade, a sua Lisboa natal, conjugam-se na obra de Adília com um vasto universo de referências, que cobre desde cantigas medievais do século XIII, passando pela poesia de Luís de Camões, para encontrar diversos poetas da modernidade e da contemporaneidade, não apenas da língua portuguesa. Para dar conta dessas citações e da identificação de algumas das relações intertextuais estabelecidas pelos poemas, a edição oferece uma série de notas explicativas e um ensaio que proporciona um aprofundamento da leitura dessa fascinante poeta.

bcds

  • Compartilhar:

Detalhes do livro

Organização: Sofia de Sousa Silva
ISBN: 978-85-69924-60-9
Número de páginas: 200
Formato: 13 x 18 cm
Projeto gráfico: Dupla Design
Ano: 2019
Preço: R$ 59,00