Caminhos poéticos

Caminhos poéticos

O desejo de disseminar a poesia de Fernando Pessoa entre as novas gerações é o que guia este projeto, que tem como timoneiras Cleonice Berardinelli e Maria Bethânia, duas apaixonadas e conhecedoras da obra do poeta português.

Dessa afinidade poética e mútua admiração nasceu uma amizade e encontros voltados para celebração da poesia do mestre de além mar. O projeto Caminhos poéticos: Fernando Pessoa entre Cleonice Berardinelli e Maria Bethânia irá apresentar para alunos e professores da rede pública do Rio de Janeiro e professores a poesia que uniu essas duas vozes, a partir de uma seleção de poemas do autor português e de um texto assinado por Dona Cleo e Bethânia em que revelam o arrebatamento, as reflexões e ecos gerados pelos mais belos poemas de Pessoa e seus heterônimos.

O objetivo é, assim, apresentar esta poderosa obra às novas gerações por meio da paixão e do conhecimento de duas grandes conhecedoras e intépretes da obra pessoana, reunindo em um kit, uma antologia de Fernando Pessoa com texto de Cleonice e Maria Bethânia, uma cartilha contendo uma nota biográfica sobre o autor e outros conteúdos voltados para professores e o documentário “O vento lá fora”, com direção de Marcio Debellian, que registra o encontro das duas damas, em leituras, conversas e poesia. Este material será distribuído para escolas da rede pública do Rio de  Janeiro.

O projeto conta com patrocínio da Icatu, por meio da Lei do ISS, da prefeitura do Rio.

  • Compartilhar:

Todos os projetos