Retratos do tempo

Evandro Teixeira

A fotografia de Evandro Teixeira nasce essencialmente do encontro com o outro. Para ele, as pessoas constituem o verdadeiro fato. Assim, em Retratos do tempo, livro que conjuga as principais imagens dos mais de 50 anos de carreira do fotojornalista, é natural que sejam as pessoas seu principal tema. Em quase 200 imagens, o livro reconstrói a trajetória profissional de Evandro, um dos mais destacados repórteres fotográficos brasileiros, autor de imagens icônicas da história recente do país.

Nesse itinerário destacam-se registros da luta contra a ditadura militar nos anos 1960, a atmosfera cultural do país, visitas de papas e outras autoridades e uma série de fatos cotidianos que Evandro registrou imprimindo um olhar humanista e somando ao fato e à notícia uma assinatura autoral.

Ao lado dos eventos no Brasil, o livro ainda reúne algumas de suas principais coberturas internacionais feita pelo fotógrafo, como o período da ditadura militar no Chile e a morte do poeta Pablo Neruda. A edição destaca ainda a vertente mais ensaística da obra de Evandro Teixeira, ao apresentar algumas das séries que fez voltado para seu sertão natal, nas quais estão em evidência, mais uma vez, as pessoas – protagonistas de tragédias e esperança.

  • Compartilhar:

Detalhes do livro

Ruy Castro, Renato Lemos, Ana Cecilia Impellizieri Martins, Rogério Reis

Formato: 28 x 25 cm
Número de páginas: 240
Ano: 2015
ISBN: 978-85-69924-03-6
Projeto gráfico: Dupla Design