Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro

Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro

O Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro é um convite para conhecer in loco o rico patrimônio arquitetônico carioca, em cerca de 700 verbetes, 400 imagens, além de uma série de mapas.

A edição é resultado de um extenso trabalho de pesquisa e levantamento de dados, que contou com a curadoria de um conselho formado por Carlos Eduardo Comas, Cláudia Carvalho, Cláudia Brack, Farès El-Dahdah, Gustavo Rocha Peixoto, Marcos Moraes de Sá, Mozart Vitor Serra, e Maria Helena Salomão, responsável pela coordenação de conteúdo. Dividido em 27 regiões, os capítulos – ou áreas de visitação – seguem o caminho de expansão da cidade, partindo de seu marco zero, o Centro antigo, chegando ao último refúgio de sua expansão atual, a Zona Oeste, e à Zona Portuária, que vive especial momento de renovação. Cada um dos cerca de 700 verbetes, que apresenta edificações, sítios e monumentos, conta com detalhada ficha técnica, informando seu endereço, data de construção e de reformas, nome dos arquitetos responsáveis e demais profissionais envolvidos, como paisagistas e engenheiros, e ainda, quando pertinente, informações sobre tombamento. Pequenos textos descritivos sublinham as características principais de cada item e as edificações mais importantes ganham destaque em ensaios assinados. As fotografias foram feitas especialmente para a edição por Cesar Barreto e Américo Vermelho. Outros fotógrafos também colaboraram para o rico conjunto iconográfico da publicação.

A edição conta ainda com textos de autores convidados, como Flavio Ferreira e Augusto Ivan Freitas Pinheiro, e traz como complementação um glossário, rica bibliografia e dois índices: por arquiteto e por tipo de imóvel. Uma edição fundamental para conhecer a história da arquitetura e do desenvolvimento urbano do Rio e, assim, a história da própria cidade.

O Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura.

  • Compartilhar:

Detalhes do livro

488 páginas

Formato: 12,25 x 25,25 cm

Projeto gráfico: Dupla Design

Ano: 2016

ISBN: 978-85-69924-12-8 (português)

ISBN:  978-85-69924-13-5 (inglês)

Edições em português e inglês