A busca do presente e outros ensaios

A busca do presente e outros ensaios

Octavio Paz

Os ensaios reunidos nesse livro, traduzidos e publicados pela primeira vez no Brasil, atestam a presença de grande precisão conceitual e da mais viva imaginação poética na obra do escritor mexicano Octavio Paz (1914-1998). São eles: “Poesia de solidão e poesia de comunhão” (1943), sobre os poetas São João da Cruz e Quevedo; “Estrela de três pontas: o Surrealismo” (1954), com uma visão particular sobre o legado desse movimento artístico; e “A busca do presente” (1990), lido como discurso de agradecimento ao Prêmio Nobel. Em todos, Paz evidencia uma obstinada tentativa de resgatar momentos cruciais da história cultural, tendo sempre em vista o esclarecimento do presente. Um dos mais originais intelectuais do século XX, Octavio Paz atesta com essa edição porque é considerado um mestre na arte do ensaio.

O livro é o primeiro título da coleção Ensaios Contemporâneos, que apresenta textos de importantes pensadores sobre diferentes aspectos da atualidade, traduzidos pela primeira vez para o português, e sempre comentados por estudiosos de cada autor e assunto. A organização é de Eduardo Jardim, também responsável pela tradução do volume dedicado a Octavio Paz.

 

“A reflexão sobre o agora não implica renúncia ao futuro nem esquecimento do passado: o presente é o lugar de encontro dos três tempos.”  Octavio Paz

  • Compartilhar:

Detalhes do livro

ISBN: 978-85-69924-19-7

Número de páginas: 104

Formato: 12,5 x 18,5 cm

Ano: 2017

Projeto gráfico: Estúdio Malabares – Julieta Sobral e Ana Dias