Bens Culturais do Brasil – Um desenho projetivo para a nação

Bens Culturais do Brasil – Um desenho projetivo para a nação

Aloisio Magalhães, João de Souza Leite

Brasil e seus bens culturais: um desenho projetivo para a nação oferece uma abrangente visão do pensamento político-cultural do designer Aloisio Magalhães (1927-1982), de surpreendente atualidade. Com organização de João de Souza Leite, o livro reúne uma série de entrevistas, artigos e conferências que mostram a evolução de um debate modernizador sobre a questão do patrimônio brasileiro, situando o lugar estratégico dos bens culturais para a formação de um projeto de nação.

A edição apresenta documentos inéditos e textos que originaram o livro E Triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil, lançado em 1985, agora apresentados na íntegra, formando um conjunto representativo da atuação de Aloisio Magalhães no campo da política cultural. Uma trajetória que começa nos tempos do Recife, na década de 1950, ainda antes de assumir o cargo de diretor do Centro de Referência Nacional de Cultura (CNRC), até seu último dia de atividade como Secretário de Cultura do MEC, quando proferiu um discurso na Itália, em 1982, pouco antes de morrer.

Uma cronologia, apresentada ao fim do livro, contextualiza do pensamento de Aloisio Magalhães no curso do tempo e dos cargos que ocupou, e também suas propostas e ações sempre voltadas para o desenvolvimento harmônico do país.

A coleção Patrimônio Brasileiro, que se inicia com este volume, vem promover o diálogo entre temas essenciais do passado e a necessidade contemporânea de uma reflexão consistente sobre identidade cultural, memória e a construção de um futuro para o país.

 

  • Compartilhar:

Detalhes do livro

ISBN: 978-85-69924-31-9

Número de páginas: 524

Formato: 17×19 cm

Ano: 2017

Projeto gráfico: Dupla Design