Evandro Teixeira

Home / Autores / Arquivos

Nasceu em Irajuba, Bahia, em 1935. Iniciou sua carreira no jornal O Diáro de Notícias, em 1958, em Salvador. No começo dos anos 1960 mudou-se para o Rio de Janeiro, ingressando no equipe fotográfica do Diário da Noite. Em 1963 inicia sua trajetória de quase 50 anos no o Jornal do Brasil, onde consagrou-se como o principal nome do fotojornalismo nacional.

Com incrível versatilidade, sua obra transita entre diversas áreas, como política, esportes, personalidades mundiais e cotidiano. Suas imagens sobre o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil em 1968 e a queda do governdo de Salvador Allende, no Chile, são mundialmente conhecidas, destacando a relevância da sua obra em coberturas políticas.

Premiado mundialmente, Evandro apresentou suas imagens em exposições em diversos países. Suas fotos fazem parte dos acervos do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-RJ), Museu de Arte de São Paulo (Masp-SP) e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Belas Artes de Zurique, Suíça e Museu de Arte Moderna La Tertulia, Cáli, Colômbia.

Evandro é autor dos livros Fotojornalismo; Canudos 100 anos; e 68 destinos: Passeata dos 100 mil.

  • Compartilhar:

Livros desse autor